Hola VPN
Testei a versão gratuita do VPN Hola para compartilhar a experiência
Há muito vídeos no Youtube recomendando esse VPN e como busco sempre compartilhar tudo que descubro resolvi testá-lo.
Muitos apontam como sendo o melhor VPN, o que muitos não sabem ou omitem é que essa versão gratuita é uma “cilada Bino”.
Se você fizer uma pesquisa no Youtube em inglês será listado muitos vídeos recomendando que você não use o Hola.
Caso você faça uma pesquisa no Google com o termo “risco vpn Hola” aparecerão artigos que descrevem quais os perigos de usar essa versão gratuita, vou mostrar tais artigos no vídeo que farei sobre o Hola.
Pra vocês entenderem a história desde o começo primeiro vamos introduzir detalhes sobre o Hola.
História
O VPN Hola foi criado em 2007 por Ofer Vilenski e Derry Shribman, proprietários da empresa KRFTech, que tem sede em Israel.
A rede da Hola foi lançada em 2012 e no ano de 2013 já era extremamente popular.
Início do problema
Em 2014 a Hola iniciou a venda de acesso a sua base de usuários, desta forma, a versão grátis deixou de ser “grátis”.
Isto ocorreu porque alguém estava pagando para ter acesso as conexões de quem usava o VPN gratuitamente, esse acesso foi denominado Luminati.
Após críticas, em 2015 a Hola inseriu um aviso desse procedimento, de ética duvidosa, ao seus usuários.
O problema é que a absoluta maioria das pessoas que usam a versão gratuita desse VPN não lêem os termos, porque na verdade ninguém lê termos de nenhuma programa antes de instalá-lo.
Esse comportamento comum de concordar com um contrato sem fazer a leitura do mesmo geralmente coloca os usuários em algum tipo de apuros.
O usuário não sabe que ao instalar o Hola e concordar com os seus termos está autorizando que sua conexão e navegação sejam invadidas, exatamente o que um VPN deveria impedir.
Versão gratuita
Essa versão é um embuste enganador como todos os outros VPN’s gratuitos.
Eu instalei, ele funcionou no início, mas depois de um tempo eu escolhi acessar o Youtube no Brasil e ele mostrava resultados do Youtube da Rússia.
No Google eu queria resultados em português e permaneciam aparecendo resultados em inglês, espanhol, russo mesmo fazendo a alteração do servidor várias vezes.
Por fim mandei uma mensagem para o suporte e recebi a seguinte resposta:
Fiz tudo o que foi instruído, contudo o problema permaneceu.
E para finalizar depois de algum tempo apareceu um temporizador limitando o tempo de navegação.
Resumo da experiência: terrível.
Versão paga
Dados os problema da versão gratuita e após estar ciente da janela de invasão que ela criava decidi testar a versão paga para ver se os problemas da versão gratuita sumiam e porque foi dito em alguns artigos que li que a versão paga era mais segura.
Ok, comprei a licença para uso por um mês e notei que sim, os problemas da versão gratuita diminuíram consideravelmente.
Eu passei a consegui acessar o Youtube brasileiro e resultados na busca do Google em português com mais efetividade, contudo os resultados em espanhol, inglês, russo etc persistiram em aparecer em ambos, mesmo que em menor frequência que na versão grátis.
Este tipo de problema não ocorre com o NordVPN, por exemplo.
Para finalizar a experiência, mesmo pagando a versão Pro do Hola, a segurança parece não existir.
Após alguns dias de uso o Google Chrome mostrou uma mensagem de aviso assim que abri o navegador: “Sua conexão com a internet está sendo controlada” Essa extensão assumiu o controle das configurações de proxy, o que significa que ela pode alterar, quebrar ou escutar qualquer coisa que você faz on-line. Se você não tem certeza do motivo da mudança, provavelmente não a deseja”.
É fato de que qualquer VPN tem acesso aos seus dados, não é algo exclusivo da Hola, contudo em se tratando de uma empresa que já age de má-fé ,você não pode confiar que ela fará honesto uso, ou protegerá seus dados, mesmo na versão paga.
Adios Hola
O problema com a Hola é tão sério que foi criado um site de uma organização com a única finalidade de recomendar que você não use o Hola denominado Adios Hola.
VPN e suas fragilidades
Eu compartilhei tudo que encontrei sobre o Hola e suas armadilhas com o intuito de informar.
Fique claro que não existe nenhum VPN absolutamente seguro, mas de todos os existentes no mercado hoje, analisando todos os seus prós e contras o melhor que eu achei e testei foi o NordVPN.
Se você precisa de um VPN, precisa estar ciente de todos os riscos e fazer sua conexões de maneira consciente e não iludido.
Sempre desconfie de qualquer programa oferecido gratuitamente e de programas que já tem um histórico de ações antiéticas.
Tudo custa tempo e dinheiro e a absoluta maioria das pessoas querem um retorno de seu trabalho, então se possível sempre opte pelas versões pagas de programas sensíveis como um VPN.
Conclusão
Não use a versão gratuita ou paga do Hola, não é um programa confiável.
Use o NordVPN ou outro VPN pago que você tenha pesquisado e concluído ser seguro.
Deixe seu comentário