As tensões persistem no Mar Vermelho em razão dos ataques iniciados pelos Houthis do Iêmen, suscitando grande receio entre analistas e autoridades.
A apreensão está centrada na possibilidade de ataques a navios cargueiros, que levam produtos essenciais para movimentar a economia de todo o mundo.
Essa preocupação constante na região está gerando um impasse logístico, resultando em custos mais elevados para fretes de compras internacionais.
Muitas empresas inclusive estão impedindo que seus navios façam trajetos que passem pelo Mar Vermelho, com receio de prejuízos e danos a tripulação.
Como o ataque dos Houthis influencia as importações da China no Brasil
No contexto brasileiro, as importações de produtos chineses podem ser afetadas.
Uma consequência já perceptível em razão dos ataques Houthis é a alteração nas rotas das transportadoras.
Em vez de seguir pelo Estreito de Bab Al-Mandab, os navios agora contornam pela África Austral, adicionando dias e custos às viagens.
Conforme dados do WCI (Índice Mundial de Contêineres), o preço médio para o transporte de um contêiner saltou de US$ 1.520 em meados de dezembro para US$ 3.070 em janeiro.
Sendo assim, as importações de produtos provenientes da China em direção ao Brasil também sofrerão impactos.
Aumento de Preços na Shopee, Shein e Aliexpress
O Brasil poderá experimentar aumento nos custos de diversos produtos, desde peças provenientes da China até produtos mais comuns, comercializados em plataformas como Shopee, Shein e Aliexpress.
Além do aumento no preço dos produtos importados da China, não pode ser descartado um aumento no preço do frete internacional cobrado dos compradores nestas plataformas, caso essa tensão se prolongue e gere mais atrasos e custos para as empresas marítimas.
Segunda a expectativa de analistas, a normalização da situação de preços pode levar até o final do ano.
Conclusão
A tensão é tamanha que muitos setores apontam uma guerra contra os Houthis do Iêmen.
Se isso de fato acontecer, certamente veremos aumentos significativos no preço de produtos importados da China.
É importante acompanhar as notícias a respeito, pois se for iniciado um conflito militar, o recomendado será não fazer uma importação, até que o conflito termine.
Deixe seu comentário