Reclamação contra a Alfândega
Dificilmente quem faz importação não precisou, pelo menos uma vez, fazer uma reclamação contra a Alfândega (Receita Federal).
Ocorrem diversos tipos de contratempos:
- Retenção por um órgão fiscalizador (Anvisa, Anatel,etc);
- Extravio de encomenda;
- Encomenda mofando em algum canto da Alfândega há meses;
- Importação recusada que não retornou ao remetente;
- Envio de taxação para revisão, que fica sem reposta por tempo indefinido;
- Solicitação de revisão sem resposta na qual automaticamente o produto retorna para o vendedor.
Esse são apenas alguns dos exemplos mais frequentes.
Atendimento
O problema existe porque no site da Receita Federal não há nenhum canal direto de atendimento que permita fazer reclamações.
Se você procurou um número de telefone de atendimento certamente se frustou por não encontrar, porque ele não existe.
Isso não quer dizer que o site da Receita não ofereça nenhum tipo atendimento, há sim, via chat, mas exclui assuntos ligados a importação.
Isto ocorre porque foi dado aos Correios a responsabilidade de “intermediar” a reclamação contra a Alfândega.
Por isso as reclamações primeiramente devem ser encaminhadas para os Correios.
No vídeo abaixo explico como enviar a reclamação para os Correios a partir do minuto 09:10:
Reclame Aqui
Caso o atendimento dos Correios não resolvam o problema, o próximo passo é fazer reclamação no site do Reclame Aqui.
Na descrição da reclamação relate o ocorrido, o contato com o suporte dos Correios e informe o número do protocolo.
Consumidor.gov
Se o problema não for resolvido pelo Reclame Aqui, o site do consumidor.gov.br deve ser o destino da próxima reclamação.
Ele tem se mostrado muito efetivo na maioria dos casos.
Fala BR
Após enviar a reclamação para os Correios e não obter solução do problema o segundo passo é fazer a reclamação no Fala BR.
A falta de reclamação, no canal correto, ou com a pessoa certa, é que o mantêm muitos problemas no Brasil.
Pensando nisto pesquisei e descobri que recentemente o governo criou um portal para registrar reclamações sobre todos os órgãos governamentais, denominado Fala BR.
Neste portal é possível registrar uma reclamação caso você esteja insatisfeito ou não tenha tido uma solução para uma arbitrariedade causada por qualquer órgão do governo.
Você pode também usar o portal para fazer elogios e outras iniciativas.
Neste portal sua manifestação será encaminha para a respectiva Ouvidoria na esperança de conseguir alguma solução.
Telefone
Além do portal você também pode entrar em contato diretamente com a Ouvidoria da Ministério da Economia pelo telefone 0800-702-1111.
A Receita Federal está sob o comando do Ministério da Economia, por esta razão as reclamações têm que ser dirigidas pra lá.
Observe que, não é número de atendimento, segundo a informação constante no site da Ouvidoria o número tem como finalidade: “Receber reclamações, sugestões, elogios, solicitações de providências e denúncias. Quando o usuário não se sentir completamente atendido pelo Ministério da Economia, ele pode (e deve!) recorrer à Ouvidoria.”
Conclusão
Quando se tratar de reclamação contra a Alfândega, reclame sempre em todos os canais disponíveis.
Primeiro sempre acione os atendimentos e se não resolver busque as ouvidorias dos órgãos governamentais para pressioná-los a tomar alguma atitude de solução ou melhoria.
É uma medida válida também para que, caso você tenha que entrar com um processo, tenha provas de que tentou de várias maneiras resolver diretamente com o órgão.
Vcs acham que eu cato dinheiro no lixo?
As taxas são um absurdo, será que não tem como vcs abaixarem os preços não? Pq quanto eu comprei meu produto eu paguei,e vcs querem me cobrar a mais do valor pago.
Isso é um roubo por isso que tem tanta gente querendo ir embora do Brasil,tudo muito caro eu amo meu país, mais daqui uns tempos ninguém vai conseguir morar aqui pq ,os ricos ficam mais ricos e os pobres cada vez mais pobres .
Vcs acham que se eu tivesse condições de ter um produto tão bom como oque eu comprei! eu não teria comprado aqui?
Aí vem vcs e jogão areia no meu doce.
Eu peguei o meu salário, deixei de comer bem,deixei de pagar meu aluguel, pra pagar o meu produto e agora eu vou perder tudo por causa de vcs.
Vcs destruíram meu sonho,acho até que minha vida não tem mais sentido 😥😥😥😥.
Olá Carolina!
Infelizmente sua mensagem não chegará aos órgãos competentes porque esse é meu blog, onde tento ajudar pessoas que passam por situações como a sua, que são definitivamente frustrantes.
Infelizmente o Brasil tem uma lei de importação feita por pessoa física que na verdade é uma proibição de importação disfarçada de lei, essa é a realidade.
Não há o que fazer a não ser escolher melhor os políticos que fazem essas leis ou que podem mudá-las.
No final os brasileiros que colocam essa corja lá, que são os responsáveis por torna a vida literalmente infernal.
Não se abale por esse contratempo, tente recuperar o valor pago com o lugar onde você comprou e vida que segue.
A vida é o maior presente que Deus nos deu, não permita que as injustiças do mundo te façam enxergar diferente, porque derrotas sempre existirão, mas o importante é não desistir, nem desanimar.
Minhas roupas estão sem atualização faz 12 dias,já passou da data e nada de sair da fiscalização de aduaneira, eles nem tava e nem manda.queria cancelar e pedir reembolso.
Você comprou pelo Remessa Conforme?
Mandei uma roupas de Portugal para o brasil e já estão pressa a mais de 30 dias e ninguém diz nada o que eu faço pra recuperar essas mercadorias
Faz o L aí,Carolina. Se com Bolsonaro está ruim, o pai dos pobres, dos países amigos, melhorou muito. Foi ele quem mandou taxar e não tem conversa. Ou paga a taxa, ou perde a mercadoria. Infelizmente, com esse bandido eh assim. O cara eh eleito no Brasil e vai fazer gracinha pra outras nacoes, para o brasileiro, ele dá uma banana. A mídia fica tudo nas jóias de Bolsonaro, mas a esbanja gasta tudo do nosso dinheiro e ninguém fala nada. FAZ O L.
Não autorizaram minha compra a entra no país,sendo que nem me deram informações sobre o porque,não tive como recorrer para o reembolso, nm me mandaram nada ,não sei nm se vão devolver, paguei e não recebi, quase 200R$..
Você chegou a fazer uma reclamação no site dos Correios?
Enviei pelo CTT umas mercadorias que ficaram pressa não alfândega do brasil o que eu faço
Qual informação consta na ultima atualização do rastreamento?
Obrigado pela informação
Fiz uma compra recentemente e fui taxado em 491,36 centavos, e isso foi quase num final de mês, onde não tenho a quem e onde recorrer por dinheiro pra poder pagar uma taxa nesse valor absurdo, aí se a taxa não for paga, meu produto é leiloado e eu perdi meu dinheiro que já não tenho. Que merda isso cara
Infelizmente estou com um produto retido para revisão de tributos na receita federal desde o dia 24/06 e até agora nada LB569936568HK não sei mais a quem recorrer.
Veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HraFnbamG9E
estou com um pacote com o código LB569538393HK, hoje faz 7 dias e até agora não fui notificado. Então por favor, eu peço que parem de prende meu produto e envie meu objeto.
Olá eu estou com um objeto retido na Alfândega no preço de 98,00 reais código de rastreio NB566679180BR eu não sei por qual motivo eu fui taxado o objeto não ultrapassou os 50U$
É porque foi disseminada a mentira de que basta apenas fazer uma compra de até U$50 e você não seria taxado e não é assim que funciona, nunca foi.
Para ter a isenção o envio precisa ser de pessoas física para pessoa física, agora se for uma compra independente do valor não existe isenção, isso falando das regras atuais, fora do Remessa Conforme.
Boa tarde,alfândega brasileira está sendo um absurdo pois fiz uma compra no exterior e parou na Alfândega,então irei pagar duas vezes o mesmo pra poder ter o produto,onde fica os 50.00 dólares sendo que o produto vale 145.00 R$ com o valor da alfândega fica 275,00 isso é exploração do povo brasileiro.
Bom dia, senhores!!!!
No dia 18 de novembro fiz a compra de um aparelho celular na loja Carrefour, só que eu não sabia que essa loja não tinha minha encomenda em estoque, eles mandaram para um parceiro deles. Só que até o momento não recebi minha encomenda.
Preciso saber o que está acontecendo.
Me de um retorno.
Agradeço
Marcos da Conceição Lins
82.988979934
Marcos você precisa entrar em contato com o suporte do Carrefour, eles é que podem verificar a situação e o andamento da sua entrega.
Olá, comprei um Smartwatch na Amazon em novembro, dia 06 de dezembro chegou no Brasil e parou na Alfândega, até agora nada, já fiz reclamação nos correios e fui orientada a esperar, não sei mais o que fazer, não fui taxada ainda, estou na dúvida se peço o extorno antes msm disso acontecer, a maioria que caia lá é taxada?
Recomendo que acompanhe o prazo dado pela Amazon para entrega, se chegar no ultimo e não for entregue, peça o reembolso.
Paralelamente faça a reclamação no site consumidor.gov, como expliquei neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jo3bKQc-jFk
Você percebe que o Brasil não vai pra frente, quando vê as pessoas vindo reclamar num blog que esta orientando à ajudá-las. Chega a ser bizarro, pior é saber que essa galera vota, e pela falta de conhecimento nem quero imaginar em quem votaram.
Estou com uma compra parada na alfândega desde dezembro de 2023
Já reclamei em tudo q é órgão e nada
Um absurdo isso
E ninguém da posição de qndo vão liberar minha mercadoria