Vender no Enjoei tem se mostrado uma excelente opção para vendedores que querem testar a venda de seus produtos online em outras plataformas.
E essa mudança de rumo, ao meu ver, começou quando o Enjoei passou a oferecer mais uma opção de anúncio.
Antes era possível vender no Enjoei anunciando apenas em uma opção que cobrava cerca de 40% de comissão, algo que desanimava uma grande parcela de vendedores de continuar trabalhando com o site.
Agora o Enjoei oferece uma segunda opção de anúncio, denominada “anúncio clássico” que reduziu consideravelmente a comissão para cerca de 20%, valor médio cobrado pela maioria dos marketplaces no Brasil atualmente.
Contudo, ainda existe um problema sério, que trava muitas vendas, que é o sistema de oferta.
Como funciona a Oferta no Enjoei
Atualmente o comprador envia uma oferta e o vendedor é avisado da seguinte regra: “comprador terá exclusividade por 2 horas, depois a oferta valerá para todo mundo por 90 dias, nossos cientistas de dados confirmam que esse plus a mais nas ofertas aumentam suas vendas, oremos”.
Essa dinâmica, onde caso o comprador que enviou a oferta não a honre fazendo a compra, abre espaço para alterar o valor do anúncio para o valor proposto por 90 dias, é o sério problema que encontro no Enjoei atualmente.
Caso a oferta se limitasse a durar 2 horas, apenas para o comprador que a enviou, então eu a aceitaria sem problemas.
Contudo, como existe essa “ciência” que impõe que o valor será alterado no anúncio por 90 dias, eu recuso todas as ofertas que recebo e são dezenas de ofertas recusadas.
Em razão disso, vender no Enjoei acaba sendo mais difícil do que seria, se não funcionasse dessa forma.
Porque a recusa é a opção sensata?
Muitos podem se perguntar: “se você aceita a oferta, se durar 2 horas, que diferença faz mantê-la por 90 dias?”
Ocorre que, a maioria dos compradores do Enjoei que lidei compram por meio de oferta, se você recusar, ele não compra.
Então se eu aceitar a oferta e o comprador não efetuar a compra, porque ele tem essa opção, então virá outro comprador e irá fazer outra oferta, criando um looping infinito, que se aceito, você entrega o produto de graça ou com prejuízo.
Como nenhum vendedor rasga dinheiro (eu imagino) o sensato é recusar a oferta e aguardar que o comprador pague o valor anunciado.
A solução, na minha opinião
Eu imagino duas soluções para esse problema.
Primeiro, manter a oferta válida por 2 horas apenas para o comprador que a enviou, ou;
Segundo, solicitar o pagamento antecipado para envio da oferta, pois dessa forma o vendedor ficaria “tentado” a vender pois saberia que a compra seria concluída com o aceite.
Conclusão
É nítido que o Enjoei está buscando a evolução da sua plataforma e bater de frente contra os concorrentes de peso como Shopee, Mercado Livre, Amazon, etc.
Ao contrário da OLX que parou no tempo, o Enjoei enxergou o problema na cobrança exagerada de comissão e deu um passo importante para entrar na briga do e-commerce brasileiro.
A plataforma é bem intuitiva, simples de mexer e tem um potencial interessante.
Ao meu ver, faltam poucos ajustes para se tornar extremamente interessante para os vendedores e um deles é o sistema de ofertas.
Caso venha alterar esse sistema, acredito que existe a possibilidade de um salto nas vendas, pois atualmente este sistema favorece somente o comprador, o que faz com que vendedores recusem ofertas que poderiam aceitar.
Sendo assim, espero que em um futuro breve, mudanças sejam feitas para que todos possam vender no Enjoei, muito mais do que vendem atualmente e evoluam junto com a plataforma.
Deixe seu comentário