Navegador Tor
A tecnologia usada no navegador Tor é baseada em criptografia em camadas.
A cada acesso os dados são recriptografados várias vezes, sendo que em cada passagem os dados são transmitidos por “nós” selecionados aleatoriamente.
O Tor foi criado com a finalidade de evitar rastreamento, vigilância e censura.
Na prática você tem o modo “anônimo” dos navegadores populares ligado de maneira permanente ao navegar no Tor, só que com um adicional de não compartilhar sua localização.
Ele também é utilizado para acesso em sites no exterior que impõe bloqueio de região, fazendo o mesmo serviço oferecido pelo VPN de maneira automática.
Diferença com VPN
A finalidade do Tor e de um VPN é similar, garantir seu anonimato e liberdade para acessar qualquer site no mundo.
A diferença é que o Tor utiliza múltiplos “nós” para transmitir os dados de modo que ninguém consegue acompanhar o caminho a partir do site que você está navegando a ponto de acessar o dispositivo que você está utilizando, é esse o meio utilizado pelo Tor para garantir a privacidade de quem o utiliza.
Já o VPN utiliza “túneis” criptografados com recursos avançados de privacidade e segurança que oferecem uma proteção além de garantir o anonimato.
Quando você está conectado a uma VPN o seu tráfego é totalmente criptografado.
Lentidão
O Tor é grátis, não há nenhum custo ou mensalidade para utilizá-lo, contudo toda gratuidade geralmente acompanha um ônus.
A principal reclamação e motivo de insatisfação de quem usa o Tor é sua lentidão.
Esse problema se deve ao fato de que os dados ficam indo e voltando através dos “nós”.
Os desenvolvedores trabalham na melhoria desse aspecto, contudo ainda podem ser verificadas muitas reclamações fazendo uma pesquisa no Google.
Não é 100% seguro
Ao contrário do que muitos pensam o Tor não é uma opção 100% segura de navegação, isto porque ele é um programa gerenciado por pessoas anônimas que podem espiar suas atividades.
Por oferecer gratuitamente serviço que é cobrado pela maioria das empresas que o prestam, o Tor não tem atualizações frequentes e nenhuma responsabilização por parte de seus desenvolvedores.
Deep Web
O ponto crítico a meu ver, é que o Tor é um dos principais meios utilizado pelas pessoas que navegam na Deep Web.
A Deep Web é a camada mais profunda da internet, que não é acessível pela internet que conhecemos.
Essa parte da internet é utilizada para fins de segurança como armazenagem de arquivos confidenciais, artigos científicos, informações acadêmicas, etc.
O problema é que uma camada da Deep Web, denominada Dark Web, é um submundo onde criminosos utilizam o absoluto anonimato para cometer crimes como pedofilia, prostituição, tráfico humano, contratação de assassinos, experiências macabras, e todo tipo de abominação que você possa imaginar.
Após esta explicação fica claro entender que se você utilizar o Tor com frequência entrará no radar das autoridades que intrusamente sempre querem saber por que você precisa se esconder navegando pelo Tor, ou seja, você pode virar um alvo a ser monitorado.
Fique claro que não estou dizendo que todo mundo que usa o Tor é criminoso, isso seria uma tolice, nada de generalismo, você apenas precisa ficar ciente exatamente do que você está lidando.
Sei que muitos podem achar exagero tais preocupações, contudo eu particularmente acho desnecessário correr tais riscos pela gratuidade.
Fica a critério de cada pessoa, a mim cabe compartilhar todas as opções que você tem para ter acesso às ferramentas gratuitas e pagas que possibilitem você acessar todos os sites americanos.
Conclusão
O Tor é a opção que você deve escolher para ter acesso aos sites americanos se você definitivamente não tiver condições de pagar o acesso a um VPN e aceitar todos os riscos.
O VPN é a maneira realmente segura de navegar anonimamente e de retirar os bloqueios de região, possibilitando assim que você possa acessar os sites com velocidade normal e não chame a atenção das autoridades, enfim, só use o Tor em último caso.
Deixe seu comentário